O ambiente em que Jesus viveu

Palestina no tempo de Jesus "é um objeto de estudo da arqueologia bíblica intimamente relacionado com a investigação do Jesus histórico. Seu objetivo é reconstruir o ambiente em que nasceu no cristianismo e descrever o político, cultural, social e tempo para ajudar a compreendê-lo.
Na época de Jesus, o povo judeu foi alvo de poder romano perseguiu seu domínio através de seu advogado ou o governador. As autoridades romanas exigiam impostos pessoais e territoriais para César, e de contribuições em espécie para a manutenção de suas tropas de ocupação.
As primeiras comunidades cristãs viveram neste mundo judaico-romana, ou simplesmente pagão. É útil conhecer o mundo para captar a novidade de Jesus, suas opções e compromissos de natureza inevitavelmente doloroso de sua denúncia profética, o âmbito da sua afirmação: ele cumpriu o prazo, aí vem o reino de Deus e ter fé Alterar Mc.1 esta notícia boa, 15.
O desempenho do personagem, Jesus de Nazaré afetados de uma maneira ou de outra a vida de Palestina, instituições, grupos sociais, religiosos, sempre empacotados alta política com religião.
Ao escrever os evangelhos canônicos foram pelo menos 35 a 60 anos após a morte de Jesus, o ambiente cultural no qual os evangelhos foram escritos tem um universo conceitual e simbólico, e modos de expressão muito diferentes de hoje em dia.
Jesus é contra a imoralidade, roubo, assassinato, adultério, cobiça, maldade, falsidade, libertinagem (Mc.7 ,20-23) que existia na Palestina. Não aprovar os romanos oprimir o povo judeu. Mas, naqueles dias, o mais imponente pesados fardos para as pessoas, e jogando pobreza desasistiéndolo desamparo e desesperança são os líderes político-religiosos Seu povo, de acordo com Jesus, em vez de seus pastores são ladrões e bandidos empregados. Jesus ouve os gritos dos que são marginalizados pela sociedade e religião de seu povo, e escolhe-las ainda lhe custou a vida.

Divisão do Território
O Novo Testamento distingue a região do Jordão (Mt 3,5) e na região "além do Jordão (Mt 4:15) (Mt 19,1), que está localizado na margem esquerda (leste) do rio, habitado não israelitas, não judeus, que hoje corresponde ao estado de Jordan . Vários episódios do Novo Testamento se aclimatar ao rio Jordão. O mais importante é a história do batismo de Jesus pelas mãos de João Batista . É narrado pelos quatro evangelistas (Mateus 3,6-13), (Mc 1,5-9).

Jesus de Nazaré nasceu e viveu no espaço do Oriente Médio ainda hoje chamado Palestina (terra dos filisteus ). Desde 64 º. C. , esta região era parte do Império Romano . Historicamente, recebeu diferentes nomes: Judéia , Canaã , Israel , Terra Santa , etc (Embora cada um deles refere-se a realidades geográficas estricamente difusas e não se sobrepõem).
Sua área é de cerca de 30 000 km ² , com a forma de um trapézio cujas bases são 40 km no extremo norte e 140 no sul, com uma altura de cerca de 250 km. O Mar Mediterrâneo limitado a oeste e vale do rio Jordão , a leste. É de grande importância estratégica porque aconteceu às comunicações e comércio.

A região é cortada de norte a sul por uma montanha de pouca elevação. O rio Jordão , corre paralelo à encosta leste com um comprimento de 183 km em linha reta, mas na verdade 320 km rasteja (serpea) como uma serpente. [ carece de fontes? ] Sua presença determina a existência de uma planície fértil que contrasta com o resto do território.
Jordão significa "descendo", crescendo a partir de uma altura de 520 m no nascimento de um dos 392 m abaixo do nível do mar quando ele deságua no Mar Morto .


Ela foi dividida em quatro províncias:
Galiléia
Samaria
Judéia
Perea


Galiléia

Está localizada ao norte, na região montanhosa são as cidades de Naim, e Cana , entre eles é Nazaré que está longe de Jerusalém cerca de 140 km e está à beira de um precipício em que eles tentaram jogar Jesus seus próprios conterrâneos. Em Nazaré viveu Maria e José e lá cresceu Jesus no Evangelho de São João 1,46 "de Nazaré pode vir alguma coisa boa?".
A parte mais plana da Galiléia, estava em torno do lago ou " mar de Tiberíades ", também chamado "Mar da Galiléia", "lago de Genesaré". é de 21 km de comprimento e 12 de largura, está localizada em 210 m abaixo do nível do mar.
Apesar de suas águas são ricas em peixe, também são perigosos para as tempestades súbitas que surgem nele. Nas redes de pescadores vieram bom peixe e outros que foram consideradas ruins (não comestível) e que os peixes sem escamas ou sem nadadeiras, que eram como cobras, como as enguias e frutos do mar foram proibidas de respeito pela Lei Mosaica .
Jesus freqüenta as margens do lago, pois desenvolve a vida, que se acumula a população, por exemplo, Cafarnaum , onde estão Pedro e André .
Na planície da Galiléia, onde começou a vida pública de Jesus, passar por caravanas de Damasco para Cesaréia, na costa, então havia Carfanaúm uma guarnição militar. Isto nos dá a idéia de uma zona multicultural e multi -étnica.
O Monte Tabor , que é apresentado em toda a Bíblia como uma montanha sagrada, com vista para a planície a sudoeste do lago, a história da transfiguração está nele. Esta montanha fica a cerca de 588 metros de altura.
As casas dos agricultores da região eram pequenas e, muitas vezes em uma única peça, na Galiléia, dominada por grandes propriedades . A terra usada para ser o rei, sua família, ou de ricos comerciantes.
Os habitantes da Galiléia foram chamados galileus. Mesmo como judeus, vivendo como uma ilha cercada por povos pagãos. Como era uma rota de comércio, houve tráfego constante de caravanas e, conseqüentemente, houve um maior mix de etnias e culturas. Os galileus, por contato com outras pessoas eram mais abertos a outras culturas e modos de ser, portanto, foram um espírito religioso e escrupulosos judeus observantes menos da Judéia. Estes mais detalhada e legalista, considerado o pagão semi e desde os tempos passado foi chamado de "Galiléia dos gentios." Talvez por isso os advogados (fariseus e escribas) desprezado Jesus e seus discípulos: "É que você também é da Galiléia?". "Estudo e você verá da Galiléia não surge profeta" (Jn.7, 52).
Os galileus eram em sua maioria agricultores e pescadores, portanto, a maior parte das parábolas de Jesus têm um quadro da pesca e da vida agrícola. Tinha uma reputação de rude e ignorante, mas leal e verdadeiro.

Samaria

Esta província está localizada entre a Galiléia e Judéia norte a sul, era habitada por uma população que não era "puramente" origens judaicas. Uma vez que 721 um. C. (invasão assíria ), os emigrantes ali estavam instalados origem assíria, talvez junto com outros israelitas, para que os diferentes povos e crenças foram misturadas, dando origem a um povo multi-étnico. Assim, para os judeus, os samaritanos eram um povo impuro, porque o seu sangue foi contaminada por outras nações estrangeiras.
Mas os samaritanos, que se acredita ser os verdadeiros descendentes dos filhos de Israel, e foram aqueles que preservaram o alfabeto hebraico arcaico. No século III aC, o rabino Hisda (membro do Sinédrio ) explicou que "pessoas comuns" que receberam o alfabeto hebraico arcaico eram, na verdade, os samaritanos. Eles consideraram fiel à lei , verdadeiro israelitas, assim que o samaritano fala de "nosso pai Jacob ".
Eles tinham seu próprio templo no monte Gerizim (Jo 4,20). Entre os judeus e samaritanos tinha desenvolvido um ódio mútuo, como em 107 aC, o judeu João Hircano aproveitar de Siquém capitais de Samaria e destruíram o templo de Gerizim, Herodes, o Grande restaurou em 30 aC e se casou com um samaritano. No ano 6 dC, os samaritanos profanaram o templo em Jerusalém gravemente jogando ossos humanos, à noite, no próprio dia de Páscoa . Desde então, criou uma hostilidade implacável.
Os samaritanos negou o significado religioso de Jerusalém. Os judeus tinham dos samaritanos como hereges e não quer nenhum relacionamento com eles. Quando os samaritanos vieram a Jerusalém, os judeus não estavam autorizados a passar pelo local reservado para os pagãos , mesmo aceitando-os sacrifícios expiatórios, ou penitencial como eles sentiram que não adorar a Deus como deveriam.
O Evangelho de João ecoa isto (Jo 4,9). Categorizar um judeu a um "samaritano" era uma lesão grave, de modo a insultar os líderes judaicos de Jesus, dizendo: Não estamos certos em dizer que és um samaritano e demônio é você?. Em Lc. 10,37, o escriba evita pronunciar a palavra "samaritano".

Judéia
É a região sul, formada por altas montanhas secas que formam um sólido fechado e resistente, sul e leste, há grandes áreas desérticas. Embora o trigo é produzido em pequenas quantidades, mas se azeitonas suficientes, uvas, tâmaras, figos e legumes. Quase todo o gado que eles produzem é sacrificado no Templo e seus habitantes são geralmente pobres, que comiam peixe defumado e salgado, mas pouca carne.
A capital, Jerusalém é a cidade santa dos judeus. Ele está localizado a 750 m eo Monte das Oliveiras, a 818 metros. A cidade está em má posição para o comércio e comércio. A importância desta cidade é mais religioso, há o templo judeu, único no mundo, de que todos. Deve peregrinação, centro de formação religiosa e assento da autoridade suprema A vida da Judéia gira em torno de Jerusalém e seu Templo.
Na Judéia várias cidades de importância na vida de Jesus:
Bethania é uma vila no sopé do Monte das Oliveiras , cerca de dois quilômetros de Jerusalém. 
Belém , uma aldeia a cerca de 8 km de Jerusalém, chamada de "Cidade de David" porque era a unção do rei David . De acordo com as profecias e do Evangelho foi o berço de Jesus, o Messias. 
Emaús , uma aldeia situada cerca de 12 km de Jerusalém. 
Jericó , localizada em um oásis fértil cerca de 250 m abaixo do nível do mar. Isso está ligado a Jerusalém, através do deserto de Judá, o caminho acidentado e perigoso, propício ao banditismo. 

Contexto Histórico
Em 40 um. C., a região foi ameaçada pelos partos da Mesopotâmia. Para remediar a situação, os romanos o governo confiada a um rei cliente chamado Herodes. Herodes reinou até 4 a. C. 

Governo

Em pequenos territórios conquistados pelos exércitos romanos, o imperador de Augustus , ano 29 aC, nomeou um prefeito ou governador como seu representante para dirigir tudo. De 6 a 41 anos o prefeito da Judéia foi nomeado procurador-geral.
O procurador romano da Judéia é o supremo poder militar, mas depende do legado romano da Síria . Também é o agente fiscal do imperador romano, recolhe todos os impostos que os judeus têm de pagar a imperial romana tesouraria. Sob seu comando são os cobradores de impostos, apoiados por seus soldados. O poder judiciário civil é exercida pelo Sinédrio , mas o procurador romano reserva-se a execução da pena de morte. 
Ale vive em Cesaréia , mas as partes ir a Jerusalém e vive na cidadela militar chamada Fortaleza Antonia, construído no canto nordeste do Templo, onde normalmente reside Roman guarnição (uma coorte) em Jerusalém. Era um lugar estratégico de onde era fácil para controlar as multidões que vieram para o Templo.
A partir dos anos 6-41 procurador romano chamado oito vezes o Sumo Sacerdote.
Pilatos era procurador romano 26-35. Agripa I, descreve Pilatos como inflexível, caráter arbitrário e cruel, e acusado de venalidade, roubo, insultos, ameaças, para acumular as execuções sem julgamento prévio de crueldade selvagem e implacável. Procurador frio e hostil judeus, antipático com as suas tradições religiosas levaram a resistência não violenta quando introduzido em Jerusalém por malandragem, cidade sagrada dos judeus, banners com a imagem do imperador. Exigiu que os judeus sendo dinheiro entregue a partir do tesouro do templo para construir um aqueduto para resolver o problema da água em Jerusalém.
Mais uma vez os judeus foram levantadas, mas Pilatos, com a ajuda de seus soldados, disfarçados e misturados com a multidão, pode suprimir o motim, boates e matando muitos, e completar o trabalho. 13,1 Lucas parece fazer alusão a este fato, dizendo que Pilatos misturara o sangue de alguns galileus com as vítimas que ofereciam.
O ano de 35 dC matou alguns samaritanos no monte Garizim reunião, depois de reclamações de judeus e samaritanos legado da Síria, Vitélio, os navios em 36 a Roma para explicar para seus abusos perante o imperador. Possivelmente, morreu em 37 de suicídio.


Tortura de Jesus
Os soldados das guarnições romanas na Palestina não eram romanos, é claro, não judeus. Eles eram sírios e gregos que viviam na Palestina e os judeus odiavam judeus reis Os três últimos reis independente dos Hasmoneus, subjugados e escravizados nas cidades gregas e sírio perto de suas fronteiras.
King Alexander Jannaeus, que também era Sumo Sacerdote, reinou em Judéia 103-76 a. C., durante o seu reinado entrou em forte conflito com os fariseus. O povo seguiu as orientações dos fariseus e odiava o rei. Como os fariseus, aliados com os sírios, os opositores do rei, ele sangrenta vingança dos sírios. Josefo dá o seguinte relato de um desses excessos da vingança: deu um banquete em uma área escondida com suas concubinas, ordenou crucificado 800 deles, abatidos seus filhos e suas esposas antes de seus olhos, enquanto eles ainda estavam vivos , impondo em vingança pelos danos que recebeu punição do que um homem pode resistir.
Desde então, estas cidades e seus habitantes temem um poderoso reino judeu. Os judeus sempre incentivou a esperança de voltar aos bons dias de riqueza, liberdade e esplendor, como nos dias do Rei David.
Então, os soldados gregos sírios e Pilatos não pode deixar de odiar aqueles que fingem ser reis ou messias. "Você é o rei dos judeus?" Perguntado Pilatos . E os soldados, ouvi que o advogado responde àqueles que pedem perdão usual "Você quer que eu solte o rei dos judeus?" (Mc.15 2 ,1-9). Então não mostre nenhuma clemência com Jesus, depois de ser condenado e chicoteado, ridicularizado aqueles que dizem "Salve, Rei dos Judeus".
De acordo com os dados, o mesmo grupo que havia participado da execução de Jesus, mais tarde expressou abertamente seu ódio dos reis judeus na morte do rei Agripa I . O ano de 44 aberta Cesaréia morte de Agripa e arrastou-a para um bordel fotos das filhas do rei. 

Religião
Saduceus
Você pode começar por nomear os saduceus , que levam seu nome de Zadoque, sumo sacerdote do tempo de Salomão , que viveu no século II. C. membros deste grupo líderes sacerdotais famílias, as famílias líderes dos grandes comerciantes da cidade e dos mais ricos proprietários de terra do campo. Os chefes da aristocracia sacerdotal e secular (o ) idosos faziam parte do Sinédrio . Foi, portanto, um partido aristocrático que reúne os ricos e poderosos. Eles formaram uma "classe à parte" eram poucos em número [ carece de fontes? ] e foram fortemente organizado. Sua influência na política e na administração da justiça foi muito importante entre o período dos Hasmoneus e os judeus 'guerra. Alguns dos saduceus "secular" foram os inquilinos dos cobradores de impostos e procuradores romanos. Os romanos foram concedidos o monopólio da arrecadação de impostos.
Em matéria de religião admitida apenas a " Torah "ou Lei de Moisés, que consiste exclusivamente dos cinco primeiros livros da Bíblia , ou Pentateuco : Gênese , Êxodo , Levítico , Números e Deuteronômio . é manter estritamente à letra do que os livros são tão fundamentalista e, portanto, rejeitar todo o desenvolvimento posterior dessa doutrina. De acordo com os saduceus, os sacerdotes são os únicos intérpretes da lei, não quer que os fariseus leigos interpretá-lo, e suspeito de profetas . Defendeu a observância do sábado . Vendo que a Torá não falar da ressurreição dos mortos ou de outra vida, não acredito que, considerando-o um novo conceito. Para eles, tudo termina com a morte e garantir que não há salvação que não seja mortalidade. [ carece de fontes? ] Na política, favoreceram um nacional-judaísmo e foram firmes defensores do Estado do Templo, e tentou se dar bem com os romanos.
Eles são acusados de viver um divórcio entre fé e vida: o lado de sua atitude religiosa conservadora, mostrou um relaxamento de costumes licenciosos:
 passatempos classe seguindo o exemplo dos romanos pagãos (donos do mundo)
 divórcio era comum entre eles
 utilizado o casamento entre membros da mesma família para preservar a riqueza eo poder
 A poligamia, na prática, era acessível apenas aos ricos que era tão caro.
Caifás , o Sumo Sacerdote (18-37 dC) foi um saduceu (Jn.11, 49, 18,13-14). Os sacerdotes eram geralmente saduceus. Os Atos dos Apóstolos, os saduceus designadas como apoiantes do Sumo Sacerdote (Hch.5, 17). Mateus (Mt 16:12) contém uma passagem em que Jesus adverte seus ouvintes para vos do fermento dos fariseus e saduceus.
São hedonistas , estão interessados principalmente acumular riqueza e desfrutar a vida na Terra (Lc.12 ,15-21).
Sacerdotes
Israel, no tempo de Jesus era uma verdadeira teocracia , uma teocracia e os sacerdotes que, no primeiro grupo são menos poderosos.
Os sacerdotes tinham organizado os judeus após o exílio na Babilônia (538 aC.) e levou em assuntos espirituais e materiais, no tempo de Jesus ainda estavam em posse do poder político e social. O sacerdócio não era para o chamado de Deus, mas hereditária, de acordo com a lei, só poderia ser sacerdotes descendentes de Aarão , irmão de Moisés (Ex.28, 1; Nm.17 ,16-26; Lc.1, 5; Heb.9, 4). Eram, portanto, uma fechada e fortemente ligada.
Representação: os judeus rezando no dia da Expiação. Há no templo um lugar chamado "Sancta Santorum", à qual apenas o Sumo Sacerdote entrou três vezes, um dia por ano, o Dia da Expiação. Aos 20 anos, filho do sacerdote é apresentada no templo onde você tem que provar a legitimidade do seu nascimento, depois de verificar que nenhum defeito físico, ele foi ordenado por um banho de purificação, vesti-lo com os hábitos sagrados e realizou alguns sacrifícios, tudo para uma semana, por isso está habilitada para oferecer sacrifícios (Heb.10, 11), realizar rituais (Mt.8, 4; Lc.17, 14), para o serviço do templo (Lc.1 , 5,8). Os sacerdotes não eram responsáveis pela educação da lei, esta era típica dos escribas (Mt.7, 29).
Eles foram organizados em 24 grupos, cada grupo reivindicou o serviço do templo por uma semana, as mudanças foram sorteados (Lc.1 ,5-9). Para a quantidade de adoração que existia no templo, e para ajudá-lo necessários 300 sacerdotes assistidos por 400 levitas, estes últimos eram descendentes da tribo de Levi (Dt.33 ,8-11; LC.10, 32), eram uma espécie "baixo clero" no comando de cultos e serviços auxiliares da polícia do templo.
Os sacerdotes mais importantes foram tornando-se uma aristocracia foram: o sumo sacerdote, chefe de todos os judeus na Palestina e no exterior, responsável pelo templo, administrador, presidente, escritório, ou Grande Conselho de Sanedrían. Era só o mortal que caiu no mais íntimo, sagrado e importante do Templo:. "Sancta Santorum os" três vezes, um dia por ano, o "Dia da Expiação" (Yom Kippur ou dia de penitência estabelecida por Deus).
A partir do ano 37 aC, Herodes, em primeiro lugar e, em seguida, os advogados ou governantes romanos tinham o direito de nomear e destituir os sumos sacerdotes, uma vez que a posição não era hereditária ou para a vida. Também dedicado ao Sumo Sacerdote por meio da entrega das vestimentas sacerdotais (oito peças consideradas sagradas). Herodes e os romanos mantiveram estes ornamentos sagrados (de 6 a 37 dC na Fortaleza Antonia ), e prestam-se aos sacerdotes só para férias.
A intervenção de Anás no julgamento de Jesus, explica como eles mantiveram sua influência e prestígio depois de ter sido removido de seu posto como Sumo Sacerdote.
Outros sacerdotes estavam o Comandante do Templo, chefe da ordem, os três padres Tesoureiros, encarregado das finanças e Rangers Sacerdotes, que guardava as chaves do templo e eram responsáveis pela supervisão e da ordem sob a autoridade do Comandante do Templo.

Os elders
Eles também eram chamados de "senadores do povo" e muitas vezes encontrado no Novo Testamento, sempre aliado aos sacerdotes (Mt.21, 23; 26,3.47), geralmente unidos sob uma única expressão "os príncipes dos sacerdotes e os anciãos" (Lc.22, 52).
A palavra velho não se referem a pessoas com idade a antiga Jerusalém, no sentido estrito "anciãos" são o grupo do Conselho, que os príncipes dos sacerdotes e fariseus escribas. É composto dos chefes das famílias mais ricas e influentes em Jerusalém. Em algum momento, Lucas chama "pessoas notáveis" (19,47) são a aristocracia secular, o poderoso, este para o dinheiro, pois eles eram os donos de grandes fazendas e comerciantes ricos.
Estes anciãos estão relacionados com a principal fonte de produção de riqueza é o Templo de Jerusalém e seus líderes, os chefes dos sacerdotes. Eles também estão ligados ao poder romano que foi capaz de alugar atraí-los, dando a cobrança de impostos, e os romanos dominam, em média, o Sinédrio. As fortunas dos idosos é a garantia de que o imposto dos judeus paga na tesouraria do Império Romano . Para esses "anciãos", chefes de sistema de cobrança de impostos, os valores arrecadados bem geridas, são uma boa fonte de renda adicional, porque eles entregam os romanos exigiram impostos para eles, mas eles são cobrados mais do que as pessoas através de os "coletores".
Eles estão muito interessados na defesa da ordem estabelecida, porque é com base na conservação e melhoria da sua posição, dinheiro e interesses. Se os romanos suspeitavam que de alguma forma eles se opõem ao seu poder, perderiam seus privilégios, estaria em perigo de ser banido e, em seguida, sofrer a perda de todos os seus bens.
Eles estão atentos em matéria de religião e aderir estritamente à letra da Escritura, e são líderes no "homens de religião", os principais dos sacerdotes, a nobreza sacerdotal. Eles são muito fiéis à observância religiosa externa.
Não podem ser sacerdotes, ou até mesmo comprando o sacerdócio. Como todo ídolo, cujo dinheiro ", ídolo da morte" para defender a sua "ordem" uma ordem injusta, mas favorece-los, chegar ao sangue (Mt.26 ,3-5 59, 27,1 -2; Mc.14, 43).
Nem todos os anciãos são iguais em seu pensamento e comportamento, notável entre estes é José de Arimatéia , um rico fazendeiro (Mt.27, 57; Mc.15, 43;.. Lc 23 ,50-51, Jo 19,38 - 42).

Fariseus
Os fariseus eram um grupo religioso conhecido por sua estrita observância da Lei veio do movimento hassídico (século II). Embora tivessem sacerdotes era essencialmente um movimento leigo. O movimento hassídico dividida em dois ramos:. os fariseus e os essênios 
O fariseu, de nome é o significado perusim grego "os santos" [ carece de fontes? ], separados, a comunidade verdadeira de Israel . Eles eram pessoas religiosas e piedoso.
No Novo Testamento, os fariseus são retratados como os hipócritas, mas não corresponde com o que se sabe sobre elas. [ carece de fontes? ]
Os fariseus eram muito preocupados com cumprir todas as leis e tradições religiosas, os outros também cumpram. Para eles, o mais importante na sua relação com Deus é a lei religiosa, ela é o tesouro real de Israel, mais importante do que o Templo. Eles são o "povo da lei", geralmente são artesãos, comerciantes, camponeses, mas mesmo vindo das pessoas, querem ser separado dele parece muito ignorantes da lei e, acima de tudo, impuro, que não cumprir ; "maldito" (Jn.7 ,45-49).
Eles são legalistas, uma vez que eles mesmos haviam acrescentado muitas leis e tradições para o Acto, 613 leis complementares (248 comandos e proibições 365), difíceis de aprender e, especialmente, difícil de cumprir, estes de vida cuidadosamente regulada, especialmente os sábado e pureza necessário para o culto. Estas leis foram chamados de "tradição oral" (inventado por eles). Para eles, esta tradição teve valor tanto ou mais do que a lei escrita.
Os fariseus esperavam uma intervenção divina, a vinda do Messias que iria libertar o povo do jugo dos romanos, estavam se preparando para esse "dia" com a oração, com jejuns, e acima de tudo, a fiel observância de todas as leis, especialmente o sábado.
Eram ritualístas, ligou muito para as ações obrigatórias se aproximar de Deus com a oração, a pureza, templo, os atos de adoração. O número de regras tende a fazer o exercício de piedade em um técnico ou regulamento. é guiada por um livro inteiro para isso, Levítico, especialmente nos capítulos 11 a 16, que explica as regras de pureza. Para eles imundo significava contagiosa, e pincele com relacionamentos impuros impediu-os de Deus.
Era cobsiderado impuro:
 sangue e tudo o que ele toca, dizem eles, é a vida
 todo os derrames genitais (por exemplo, a menstruação)
 utensílios, como copos, pratos, panelas sujas, com a lavá-los várias vezes escrupulosamente (Lc.11, 39)
 certos animais que comem o ato proibido (Mt.15: 10)
 qualquer animal ou corpo da pessoa, não apenas na reprodução, mesmo que por necessidade, também, que pisou em um túmulo, um túmulo, sem saber, era "impuro" diante de Deus. (Lc.11, 24)
 pessoas afectadas por alguma doença repugnante, especialmente na pele, como lepra, eram "intocáveis" porque os rozarles meros aproximar impediu o Deus Santo. (Mt.8 ,2-4)
 Judeus que exerciam determinadas profissões ou ocupações que eram considerados impuros publicanos ou cobradores de impostos, prostitutas, pastores, médicos. Sente-se com eles à mesa ou ficar em casa "contagiosa". (Mt.9 ,9-13; Lc.19 ,1-7)
 basta entrar nas casas dos pagãos, que não eram judeus, contaminados. (Jn.18, 28).
Eles eram obcecados com a lavagem ritual, especialmente das mãos "dopados" por tocar algo "sujo". Até sete vezes por dia, o fariseu piedoso tiveram suas abluções pessoais com água e oração. Também a água entrou este jogo tornou-se então um problema de saber que tipo é necessário para cada utensílio lavar e banhos de purificação, que distingue seis tipos de água para esses fins.
Esses fariseus pensar que o cumprimento da lei e da tradição assumem os méritos necessários para a salvação, e Deus tem que "pagar" de que a fidelidade, que deveria ser recompensado (Lc.17 ,7-10).
Eles fizeram todos os tipos de trabalho, além do que é comandado por lei, a fim de ter mais mérito diante de Deus, o jejum (Mt.9, 14; Lc.18, 12), frases (Mat.6, 5), o pagamento de dízimos (Mt.23, 23). Completamente cumpridas as regras estritas de pureza ritual que se foram obrigatória apenas para os sacerdotes e as leis alimentares (Mt.15 ,1-20, 23,25.27; Mc.7 ,1-23; Lc.11 , 39).
O Evangelho que a justiça é mais sobre como mostrar opiniões Mateus como este.
Eles amarrar cargas pesadas e carregá-los nas costas dos outros, enquanto eles não querem empurrar ou um dedo. (Mateus 23,4)
Escribas
Ruínas de uma sinagoga. Em Jesus, cada comunidade judaica tem uma sinagoga. A sinagoga era o local de encontro para oração e estudo do Direito O templo era principalmente para as férias e ficou longe para a maioria. Na sinagoga, a cerimônia foi dividido em duas partes: a primeira Shema, que terminou com uma bênção, em seguida, fez a leitura da lei, iluminado por um texto dos profetas, e seguido por uma homilia.
Os escribas, hebraico Sofer, são os "especialistas da lei", aqueles que estudam, sabe, explicar e interpretar a Lei são ao mesmo tempo, os teólogos, professores, juízes [ carece de fontes? ], ensinar o que precisa fazer para cumprir a lei, resolver dúvidas sobre o cumprimento surgir. Justiça também exercerá, sob a Lei
A princípio, os escribas eram um grupo de leigos, mas dada a sua abertura para novas interpretações, muitas delas também foram fariseus ou saduceus. Com o tempo, porém, dominou os fariseus escribas. Os escribas ou "doutores da Lei" são a elite intelectual judeu, o tipo ou o "rabino" chegou ao poder não por dinheiro, como os idosos ou senadores, ou pelo sangue ou casta de sacerdotes, mas para seu conhecimento, e estão conscientes disso. Os fariseus, escribas para o município e cada vez tinha mais poder após a morte de Herodes, o Grande, 4 aC ano.
Sua formação foi na escola, o mais importante e famosa é a de Jerusalém, após um ciclo regular de estudos em vários anos, o escriba tinha um bom conhecimento de todo o Antigo Testamento , totalmente dominado todos os meandros da lei, foi autorizada pessoalmente para decidir todas as questões de direito e ritos religiosos, foi nomeado juiz no processo penal e também decidiu, em processo civil, tinha direito a ser chamado de "rabino". Quando você liga de 40 anos foi escrito com plenos poderes como "pós-graduação doutor."
Seu conhecimento colocou nas posições mais importantes na administração, ensino e justiça. E, acima de todos os escribas foram também fariseus tinham grande poder, porque eles criaram e transmitiram as "tradições" foram igualdade religiosa e até mesmo além de sua própria Torá ou lei escrita, tinha o poder de bind (força) e solto (liberação de responsabilidade) para sempre, os judeus ao redor do mundo, enviados de acordo com a Lei; em seu poder eram as posições-chave do Judiciário, o poder administrativo, e ensino: Em geral, os escribas eram juízes de todas as grandes cidades.
Nas sinagogas, bem como sendo os líderes, explicar e interpretar a Escritura com autoridade, juízes e supervisores do progresso da vida diária têm poder no judiciário, no executivo e pode até impor penas de flagelação e alcançar o exílio.
Dirigida e controlada pela Escola de Jerusalém, o partido fariseu do Sinédrio era composto inteiramente de escribas (fariseus em NT do grupo Sinédrio é chamado de "os fariseus" Mt.21, 45 ou "escribas" Lc.20, 19 .) Ele tinha mais poder de cada vez, até porque o Sinédrio era o único Tribunal de Justiça ou do Supremo Tribunal Federal para todos os judeus (Mt.26 ,57-66; Hch.5 ,34-40).
O conhecimento do Antigo Testamento (a exegese da Escritura) foi decisivo em decisões judiciais, e que o conhecimento era exclusivo dos "escribas de fariseus" do Sinédrio:
 os escritos do Antigo Testamento foram escritas na "língua sagrada", o hebraico, e esta língua só era conhecido pelos escribas, o aramaico era a língua do povo, mesmo no primeiro século, os chefes dos escribas lutou pela Antigo Testamento não é divulgada em aramaico.
 Eles eram os únicos que conheciam a "tradição oral" que foi transmitido apenas pela palavra de mestre para discípulo.
 Eles eram os donos de significado tradição "esotérica" dos segredos ocultos sobre doutrinas, leis, fórmulas mágicas religiosas.
Tudo isso deu um grande prestígio para o povo.
O Templo de Jerusalém
Israel é um Estado teocrático, um estado em que o mais importante é religião, é em tudo. O mesmo poder político do governo judeu está sujeita a autoridade religiosa, ao sacerdócio, especialmente o Sumo Sacerdote. Este exercício de poder em nome de Deus, pela lei religiosa e tradições religiosas que se acumularam ao longo dos anos. Os poderes, o religioso eo político de mesclagem na teocracia israelita.
O Templo de Jerusalém, considerada como um sinal da presença de Deus entre os homens, estava no centro de Israel.
Foi construído na parte mais visível da cidade, de pé com uma torre de 50 m de altura em meio de um terraço de 480 m de comprimento por 300 m de largura, rodeado por um muro alto. Era o templo que Herodes, o Grande começou a construir a partir do zero. Elevando-se sobre o resto da cidade e cobertos com chapas grossas de ouro e mármore branca, brilhando no sol brilhando, e despertou a admiração do povo: "Mestre, olha que pedras e edifícios!" (Mc.13, 1). Nove grandes portas davam acesso ao templo, oito delas completamente revestido com ouro e prata, bem como suas carruagens e lintéis, eo bronze, nono Corinto, ultrapassou em valor a outro decorado em ouro e prata. Havia muitos portões, cobertas de ouro e prata castiçais, taças, correntes e vasos sagrados de ouro e de prata. Tão grande deve ter sido a riqueza do ouro no templo, depois da conquista de Jerusalém pelos romanos em 70 dC, a oferta de ouro foi tão gigantesco que resultou em seu preço reduzido para o meia.
A extensão, arranjo e decoração do templo durou cerca de 84 anos (de 20 a C. a 63 d C...): "Quarenta e seis anos custou para construir este santuário, e que você vai levantá-lo em três dias?" (Jn.2, 20), os líderes judaicos dizem Jesus por volta do ano 27. Em todos os anos da construção do templo, o culto não foi interrompida a qualquer momento.
Como um lugar da presença de Deus, o templo era o centro do poder religioso. Foi a única igreja que tinham os judeus ao redor do mundo para adorar a Deus.
O culto foi celebrado dia, de manhã e outra à tarde, além de um culto especial nos grandes festivais anuais religiosas, especialmente três: Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos de estandes ou em tudo menino israelense, a partir da idade de treze anos, foi obrigado a ir, mas na verdade aqueles que viviam longe só para a festa da Páscoa. 
O Templo de Jerusalém era como principal universidade, onde lecionou ciência religiosa, teológica e jurídica judaísmo. As decisões e os ensinamentos dos mestres religiosos de Jerusalém que se estendem muito além das fronteiras da Palestina. Jesus veio ao Templo para dar seus ensinamentos. A presença de Jesus produziu polêmica com líderes judeus e lá para as suas queixas grandes.

Alguns grupos da sociedade
Cobradores de impostos
Estes eram agentes ou escritório cobradores de impostos para que o tempo não eram funcionários, mas os comerciantes que compram no estado em renda, o direito à cobrança de impostos. Esta soma de dinheiro paga ao erário, mantendo tudo o que conseguia superar esse montante.
Essas duas classes foram distinguidos:
Os dirigentes do sistema de cobrança de impostos: Eles eram pessoas ricas, geralmente chefes de família da alta sociedade de Jerusalém, alguns membros do Sinédrio (presbíteros ou anciãos do povo).
Os judeus tinham que pagar impostos para os romanos alguma indireta direta e outros. Estes costumes principais inquilinos eram responsáveis pelo pagamento destes impostos, então esses montantes reembolsados, de longe, nesta coleção são apoiados pelos romanos.
Alugadas muitos postos aduaneiros para cada posto aduaneiro apontou para uma taxa de arrendamento que tinha de ser entregue. Renda acima desta taxa é o inquilino foi ganho pessoal, levando à exploração e à fraude.
Coletores locais, que são chamados coletores.
A maioria dos que fizeram esse trabalho eram pobres ou escravos empregados por uma agência de cobrança de algum grande locatário, por sua vez acionou o problema menor.
Palestina estava sofrendo sistema fiscal verdadeiramente opressiva, teve de pagar direitos aduaneiros e as portagens à entrada das aldeias, pontes, Fords, os cruzamentos. O assédio dos publicanos era chato e também muito caro, como os coletores tinham que exigir mais do que a taxa oficial se quisessem ganhar a vida. Levi é um desses coletores ou "colecionador". 
Deve-se notar também que as pessoas eram incertas fiscal direito romano, nem se atreveu a afirmar, como os coletores foram apoiados.
Nos olhos de cada sacerdote e fariseu, do publicano era um pecador para sua profissão foi considerado "limpo" ou "impura" pelos escribas ou doutores da lei. Para os judeus, o imposto só é pago legítimo ao Templo, para que esses publicanos que recolhiam para os romanos, também foram desprezados pela comunidade.
Normalmente, os publicanos eram pessoas pobres, pertencia a uma classe tão desfavorecida que eles tinham que fazer o trabalho "desonroso" para sobreviver.
Os publicanos nunca foram convidados para jantar, não tratá-los, eles foram despojados de seus direitos civis não poderia ser juízes, mesmo testemunhando um processo, muito menos pertencer a uma comunidade de fariseus, são tomadas como pessoas pecadoras, marginalizadas, mal pagos e muitas vezes cometem abusos.
O comportamento de Jesus com os cobradores de impostos
Os Evangelhos falam diretamente a estes "coletores", coletores e, geralmente, associado a "publicanos e pecadores".
João Batista chama de cobradores de dívidas, como sinais de penitência, o pagamento exato da taxa a pagar: Eles eram para ser batizado colecionadores, que perguntou ao Mestre o que devemos fazer? Ele respondeu: Não exija mais do que eles criaram Lc.3, 13.
As ações de Jesus e seus seguidores, foi simplesmente escandaloso, indo contra todas as regras de comportamento social e religioso. Há muitos exemplos de tal situação, quando o coletor chamado Levi para ser seu discípulo íntimo, a frequentar a companhia de publicanos e pecadores e come com eles, Levi ofereceu em sua casa um grande banquete, e estavam sentados à mesa com eles um grande número de colecionadores e outras pessoas Lc.5, 29. Para os judeus piedosos era ultrajante que Jesus e seus seguidores comeu com eles na mesma mesa.
Quando confrontados com os fariseus, mostrando que, ir ao encontro do pecador, expressa mais fielmente o Santo Deus, não parecem vangloriar-se isolado para a sua própria perfeição: Os fariseus e os advogados de seu partido (os fariseus eram escribas) protestou dizendo aos discípulos: Você pode descobrir o que comer e beber com cobradores de impostos e pecadores?. Jesus respondeu-los saudáveis não precisam de médico mas sim os doentes. Eu não vim para convidar os justos, mas pecadores ao arrependimento Lc.530-32.
Este modus operandi de Jesus, ele ganhou uma espécie de apelido, e não uma acusação malévola: Vá comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores Mt.11, 19!.
Jesus justifica sua conduta com três parábolas vêm dizer: este é Deus, assim é meu Pai, e isso é evidente na leitura do Evangelho de Lucas 15,1 e versículo 32.
Mais ainda, e em um intrigante e provocativa diz que os cobradores de impostos são preferíveis aos príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo: coletores e as prostitutas estão indo, em vez de você, o reino de Deus Mt.21, 23 - 32).

Os zelotes
Estes homens estavam queimando, "zeloso", deseja cumprir a lei, especialmente o seu primeiro mandato: para eles ", reina apenas Deus em Israel ", e assim estão dispostos a sacrificar a própria vida.
Como uma ideologia ou partido não há documentação alguma delas a 44 AD. E a cada escritos do Novo Testamento são posteriores a essa data. Ela opera, de fato, na época das primeiras comunidades cristãs. Os zelotes com seu 66 anos de repressão insurreição Roman e causar a queda de Jerusalém. Alguns autores consideram os Zealots de Galileu que, por ocasião do censo de Quirino , por volta do ano 6 depois de Cristo, se revoltaram sob a liderança de Judas, o Galileu . 
Os zelotes são fariseus militantes pode ser dito para representar a ala mais radical dos fariseus, são rigorosamente observante da lei escrita e tradição oral mais rigoroso, são fanáticos em seu zelo para o estabelecimento do reino de Deus em Israel. Eles são os judeus mais radicais nacionalistas, ortodoxos e fundamentalistas. Seu fanatismo confunde política e religião, e se expressa em atos de terrorismo dirigidos contra os romanos e os judeus consideravam pouco religiosa ou colaboradores. Zelote ou fanático é o apelido do Simão Apóstolo. 
Também considerado um instrumento da vingança de Deus, em relação ao culto e ao sacerdócio, eles querem purificar o Templo de corrupção e as injustiças, buscando purificar o país, especialmente contaminado pela ocupação romana, recorrendo à violência. Eles se recusam obediência a qualquer poder terreno, únicamnete obedecer a Deus e Sua Lei
Os romanos realizou o princípio legal de que, com a conquista de um país, sua terra tornou-se propriedade do Estado (Roman), enquanto cedido em usufruto para os indígenas, exigindo, em contrapartida, o pagamento de impostos. Precisamente a introdução de impostos a César foi o que causou a revolta de Judas, o Galileu, em 6 dC, quando os romanos banido para Arquelau , filho de Herodes o Grande e fazer a Judéia uma província romana. [ carece de fontes? ]
Para os Zealots, pagar o imposto para os romanos é cometer o pecado da idolatria. Como para eles, a chegada do Reino depende ação revolucionária violenta, roubar, especialmente os ricos, seqüestrar pessoas importantes e, se necessário chegar a um assassinato. A primeira vítima dos assassinos zelotes (nomeado após a pequena faca ou "música" que eles usam) era filho de Jonatám do sumo sacerdote de Hannas.
Para o 30, os zelotes não eram um grupo organizado, eles eram apenas grupos clandestinos com interesses sociais precisos, inspiração religiosa, ansiosos para libertar Israel da dominação romana. Os romanos chamavam "ladrões" e os consideram meros bandidos escondidos nas montanhas, aproveitando as circunstâncias, especialmente as festas de seu trabalho.
As classes sociais
Os ricos
No sócio-econômica, no tempo de Jesus na Palestina teve extremas estratos sociais: os ricos e os pobres.
Os ricos eram poucos em número, mas muito poderoso, conservador em política e religião, geralmente pertenciam ao grupo dos saduceus.
Entre estes poderosos ricos têm a Herodes Antipas II , à morte, 4 anos antes de Cristo, de seu pai Herodes, o Grande, havia recebido uma parte deste reino: Galiléia, Northern Province, com capital em Tiberíades e. Jordânia ao leste Este era um vassalo do imperador romano, que até lhe deu o título de rei. Na AD 39 anos o Imperador Tibério foi destronado e banido.
Os partidários de Herodes Antipas, que eram poucos em número, eram chamados de herodianos, sempre foram inimigos de Jesus. 
A praga de impostos que tresanda, levou à venda de terras ea concentração de proprietário nas mãos de poucos: os membros da família real, funcionários premiados que, assim, as pessoas ricas que investiram seu dinheiro fazendo com grandes propriedades. Esta concentração de fazendas na Galiléia incentivou o desemprego ea emigração, como alguns estavam implorando para Jerusalém, e em parte também do movimento zelote, que rejeitou o pagamento de impostos não religiosas.
A maioria destes agricultores viviam da terra e deixou a administração nas mãos de funcionários. Diaristas, pessoas sem empregos permanentes, trabalhando para essas propriedades. 
O pai de Herodes Antipas tinha começado a construção do Templo de Jerusalém, e generosamente continuou (ano 19 a C..).
Herodes entrou anualmente dez milhões de dinares (1 dinar era o salário razoável de um dia). Ele tinha muitas moradas, a confiscar e apreender os bens que não desejava ou encolher antes do assassinato. Este é o comando Herodes decapitou João Batista na prisão. 
Jesus mostrou que ele não tinha medo, rejeitou qualquer negociação com ele e advertiu seus discípulos sobre o mal escondido nele. 
Sacerdotes chefes de família eram membros da aristocracia de Jerusalém, tinham entre 15 e 17 famílias, pessoas muito ricas, com grande rendimento e poder que produziu um culto religioso e montado em relação ao Templo, eram os principais administradores do tesouro, e este Gerenciamento de domínio usufructual tinha, portanto, aproveitou toda a sua renda.
As famílias dos sumos sacerdotes estavam entre os mais ricos do país.
Os grandes comerciantes e latifundiários eram geralmente Saduceus como os principais dos sacerdotes, muitos dos quais eram idosos, membros do Sinédrio.

Os pobres
A maioria da população era pobre: Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas suas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Vendo as multidões, teve compaixão delas, porque estavam cansados e abatidos como ovelhas sem pastor (Mt.9 ,35-36). Entre essas pessoas foram:
Diaristas, empregados que ganhavam a vida do trabalho, foram pagos por dias eo pagamento era diária, trabalhando de sol a sol por um centavo e alimentos. 
Os escribas não têm uma profissão ou ofício exercido, como o ensino do Direito deve ser livre, esses escribas eram geralmente pobres e viveu sobre a ajuda que recebeu de seus fãs e seguidores, da hospitalidade espontânea oferecido a eles, de convites para participar no banquete realizado em outras casas.
Fariseus eram pobres, mas ricos-cabeças ", amantes do dinheiro" chama do evangelho, escribas e parasitas que aproveitaram a hospitalidade do economicamente modesta: eles comem os ativos da cidade sob o pretexto de longo orações (Mc.12, 40).
Os escravos, a maioria deles estavam no palácio de Herodes, veio a ser como empregados domésticos não livres. Os judeus só podiam ser escravos há seis anos, e se o proprietário não era um judeu, o escravo tinha de ser resgatado por seus parentes. O serviço não foi considerado escravo desonrosa, mesmo o trabalhador viveu muito mais incerto do que o escravo.
O Templo não tinha escravos no campo e quase não tinha a cidade eram poucos.
Os mendigos não estavam trabalhando e não podia trabalhar: Você fez uma grande multidão levou-o coxo, cego, estropiado, surdo e muitos outros (Mt.15, 29). Jerusalém já estava no tempo de Jesus um centro de mendicância. Os mendigos estavam concentrados ao redor do Templo, portas exteriores no pátio, no átrio dos pagãos e viveu as esmolas de pessoas piedosas. A caridade era uma das três práticas fundamentais de piedade judaica, junto com a oração eo jejum.
"Am tem pessoas Ha'aretz = da terra." Eles eram agricultores, considerados pelos sacerdotes como ignorantes da lei e incapaz de cumprir, especialmente a lei do sábado, a pureza ritual e ao pagamento de impostos.
A classe média quase não existia e foi apenas em Jerusalém, ela pertencia a pequenos comerciantes, artesãos donos de suas oficinas, e os proprietários das pousadas de Jerusalém.

Jesus confrontou os ricos
Jesus expôs o poder alienante que se encontra na riqueza, para ele, as coisas materiais são boas, necessárias e nós apreciá-los como um dom de Deus, então Jesus condena tão duramente critica os ricos e aqueles que acumulam e possuem mais de que necessitam para viver sem se preocupar com seus irmãos. 
 Eles não podem servir a Deus ea riqueza (Mat.6, 24)
 Permita-se a acumular riquezas na terra ... Para onde a riqueza que você tem seu coração (Mat.6 ,19-21).
 Cuidado com a cobiça, embora tenha de sobra, a vida não depende dos bens (Lc.12 ,15-21).
 Mas ai de vós ricos, porque eles já têm a sua resposta! (Lc.6, 24).
 A raiz de todos os males é o amor ao dinheiro (1Tim.6: 10).
 Aquele que ajunta riquezas para si mesmo não é rico para com Deus, mas tolo, tolo: ele desperdiçou a sua vida (Lc.12 ,31-34).
 Com essa dificuldade vai entrar no reino de Deus com dinheiro! (Mc.10 ,17-27).
 Mas as preocupações desta vida, a sedução das riquezas e do desejo de invadir tudo o sufocam a mensagem e permanece estéril (Mc.4, 19).
 Em vez de olhar para ele reinar e que eles vão seguir. Calma, pequeno rebanho, é até seu Pai, deveras reinarás sobre você. Vender suas posses e denlo em esmolas, fazer-vos bolsas que não se estragam, um tesouro no céu, onde os ladrões não vir e estragar a traça. Para onde sua riqueza terá o coração (LC.10 ,17-27).
 Uma coisa te falta: vai, vende o que tens e dá aos pobres, Deus será a sua riqueza, e, vem e segue-me. Com essas palavras o outro franziu a testa e foi embora triste, porque possuía muitos bens (Mc.10 ,21-22).
 Na vida você tocou-lhe o mal de bem e de Lázaro, então agora ele é consolado, e você está sofrendo (Lc.16 ,19-31).
 Amigos que saem Gánense dinheiro injusto: assim, quando isso acabar, vai recebê-los nos tabernáculos eternos (Lc.16 ,9-11).
 Por que deixar de lado o mandamento de Deus para plantar a sua tradição! (Mc.7 ,8-13).
 Dízimo da hortelã, da arruda e todas as hortaliças, e desprezais o juízo eo amor de Deus (Lc.11 ,41-42).
 Isto é "Limpe o copo e do prato, mas por dentro estão cheios de roubo e maldade" (Lc.11, 39).

Tratamento de mulheres
A situação social na Palestina é patriarcal. A família judaica é um família grande, grande. A poligamia ainda é legal, embora não seja disponível apenas para aqueles com meios financeiros. E na casa da família viver esposa principal e secundário, os filhos e filhas de todos, juntamente com os servos e servas, escravas.

Sociedade patriarcal

A família é chamada "casa do pai." Ele governa em seu pai como senhor absoluto. Ele é o proprietário responsável pelos bens da família. Filhos são seus herdeiros. As filhas aumentar o capital com o preço pago aos pretendentes a pai para comprá-los.
Só Ele tem o direito de, dar ordens, punir, orações, especialmente a bênção da mesa, oferecem sacrifícios. Ele também é o professor de seus filhos.
Como mãe, ela foi respeitado e reverenciado, porque os filhos são um dom e bênção de Deus. Para seus filhos, principalmente e acima de todos os homens, as mulheres são abençoadas.

As mulheres diferentes dos homens
Havia uma expressão, tal como formulado, repetido muitas vezes, "Mulheres, escravos (pagãos) e crianças."
Como o escravo não-judeu e do menor (13 anos) do sexo feminino foi devido inteiramente ao seu proprietário: o pai se ela era solteira, o marido, se casado, o irmão se ele era viúva sem filhos (Deuteronômio | 25 ,5-10). Se ela era solteira estava sob a tutela de seu pai quando ela tinha doze anos e foi considerado menor: só ele tinha autoridade para casar com ela. Mas como o pai tinha autoridade para casar com a filha antes de sua chegada da idade, ele poderia fazê-lo apenas na idade em que a filha poderia dar o seu consentimento explícito e decidir quem você quer como marido.
Homem é proibido de casar com sua filha, quando menos para crescer e dizer "isso e aquilo que eu quero '
(Talmude Babilônico, Kiddushin 81b Tratado).
Naquela época, o marido é o dono da mulher, e ele não pode ter renda ou trabalho, ou o que é.
A pobreza das mulheres aparece na história da viúva pobre, que "colocou tudo que tinha para viver" para o tesouro do Templo. E "tudo que eu tinha para viver" eram "alguns centavos" (Marcos 12,41-44).
O culto religioso
Na parte de trás do templo, havia uma recreação especial para as mulheres judias. (Não houve contato com os homens e, claro, não foram tidos em conta).
A religião judaica era uma religião de homens. Nos homens do templo e da sinagoga e as mulheres foram rigorosamente separados e mulheres sempre em lugares inferiores laterais. Apenas realizado o culto na sinagoga, se houve pelo menos dez homens, as mulheres não, porém muitos estavam presentes.
As mulheres foram isentar de uma peregrinação a Jerusalém nas grandes festas do ano, o que obrigou os homens e outras práticas religiosas. Eles não foram sequer cabem em uma sociedade patriarcal, para entregar de Ação de Graças na mesa às refeições. Mas eles foram obrigados a cumprir todas as proibições da lei religiosa, sujeitos também a toda a extensão da legislação civil e penal, incluindo a pena de morte (cf. Jo. 8,1-5).
A consciência da superioridade religiosa masculina foi generalizada em Jesus e das primeiras comunidades cristãs, não só entre os judeus, mas também entre os gregos e romanos. Por exemplo, o homem grego era grata aos deuses a sorte de nascer humano e animal, grego e bárbaro, livre e escravo, homem e mulher.
Entre os judeus correram um ditado que diz: ". Um Bem aventureiro cujos filhos são do sexo masculino, e ai daquele cujos filhos são do sexo feminino"
Na oração que os judeus primeiro e segundo séculos d. C. estavam na sinagoga três vezes os homens judeus graças a Deus pelo fato de que não criar escravo pagão ou mulher, enfatizando seu privilégio religioso. Assim diz o segundo século este comentário:
Rabino Yehuda diz que três orações deveria ser dito todos os dias:
 Bendito seja Deus que não me fez pagão
 Bendito seja Deus que não me fez mulher
 Bendito seja Deus que não me fez ignorante
Bendito seja Deus que não me fez pagãos porque todas as nações são como nada diante dele. (Is.40, 17). Bendito seja Deus que não me fez mulher, porque ela não é obrigada a cumprir os mandamentos. Bendito seja Deus que não me fez ignorante: para o ignorante não é vergonha para o pecado. No idioma em que foi escrito o Antigo Testamento , o hebraico, a palavra piedosa (Hasid), regular (saddiq) e santo (qados) não têm nenhuma mulher.
Ignorância
A mulher não recebeu nenhuma instrução religiosa, era suposto ser incapaz de compreender. As escolas eram apenas para os homens, os professores ( escribas ) não tem "discípulos".
Além disso, as mulheres não poderia ser uma testemunha em um tribunal, até mesmo como uma testemunha de acusação em acusação. Com base em Gen. 18,11-15, sentiu que o seu testemunho era inútil por sua propensão para mentir.

Regras de Educação
Especialmente nas cidades e famílias mais abastadas, a mulher fica em casa, no gineceu (a quota para as mulheres), e só pode aparecer em público mascarado, coberto com dois véus conectadas à cabeça não pode distinguir as características de seu rosto.
Suportaram o peso das meninas solteiras, como a de Eclesiastes: "A filha é um tesouro enganosa a seu pai, que te mantém acordado com preocupe ... que seu quarto não tem janela ... Isso não mostra sua beleza antes qualquer homem, "Sir. 42,9-12).
Educação regras proibindo:
 estar a sós com uma mulher, especialmente se ela era casada
 assistir a uma mulher casada e até cumprimentá-la
 falar com uma mulher na rua
Uma mulher não deve ficar sozinho no campo, e não era normal para um homem falar com um estranho. (João 4,27).
A esposa ou filhas têm o dever de pai lavar o rosto, mãos e pés. Mas o homem judeu não pode exigir que um outro homem, nem mesmo um escravo judeu, apenas um escravo judeu. Daí a importância da ação e atitude de Jesus, ea explicação, pelo menos em parte, a reação de Pedro (João 13,3-17)

Direito de divórcio
Apenas o marido tinha o direito de romper o casamento exige um divórcio, tinha razão arbitrária e caprichosa:

 Se uma mulher saiu sem cobrir sua cabeça e rosto, a moral está muito ofendido que o marido tinha o direito, até o dever (religioso), fora de casa e divorciar-se dela sem ser obrigado a pagamento da quantia acordada no contrato de casamento.

Comportamento de Jesus para com as mulheres
Os primeiros seguidores de Jesus eram homens e mulheres judeus, foram sem a menor cerimônia convidou toda a vida, não importa se eles eram pecadores, prostitutas e cobradores de impostos, ninguém é excluído do chamado do Reino de Deus.
A declaração de Jesus: Mas todos, mesmo aqueles primeiros serão últimos, e estes últimos serão os primeiros, Mc.10, 31, também se aplica às mulheres e seu status inferior nas estruturas de dominação masculina nas estruturas patriarcais .
Jesus de Nazaré com o seu comportamento na vida cotidiana se levantaram contra as mulheres sócio-religiosas, dominante e opressivo. Mas com a ação concreta, dá às mulheres o seu lugar na vida social e religiosa.
Para Jesus, a mulher tem a mesma dignidade, status e direitos que os homens, portanto, rejeita abertamente as leis e práticas discriminatórias que atentam contra a dignidade, status e direitos, arrisegando seu prestígio e sua vida.

Fonte: http://es.wikipedia.org/wiki/Palestina_en_tiempos_de_Jes%C3%BAs

3 comentários:

  1. A intensão foi boa mas, não consegui entender pois as colocações não tem conecção, o português é confuso e as ideias por isto não são claras. Surgem frases no meio testo completamente sem ligação com as outras.

    ResponderExcluir
  2. Texto confuso, frases sem ligação, ininteligível.

    ResponderExcluir